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AJURICABA, terça-feira, 07 de outubro de 2025
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O resultado colocou o município na 40ª posição entre os 497 municípios gaúchos e na 1ª colocação da região da Amuplam
Ajuricaba conquista destaque estadual no IMERS 2024 e lidera ranking regional
O Município de Ajuricaba obteve um excelente resultado no Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (IMERS) 2024, alcançando 76,29 pontos, desempenho superior à média estadual, que foi de 63,55. Esse resultado colocou o município na 40ª posição entre os 497 municípios gaúchos e na 1ª colocação da região da Amuplam, confirmando a evolução consistente da educação local.
O avanço é ainda mais notável quando analisado o histórico recente: em 2022, Ajuricaba ocupava a 251ª posição; em 2023, saltou para a 72ª; e em 2024 alcançou a 40ª, subindo 32 colocações em apenas um ano. A trajetória confirma o esforço contínuo para elevar a qualidade do ensino e reduzir desigualdades.
Após os desafios trazidos pela pandemia, Ajuricaba adotou, em 2022, o Sistema de Ensino SIM, para recuperar lacunas de aprendizagem e oferecer aos alunos da rede pública as mesmas condições de ensino encontradas em instituições privadas. A medida vem se consolidando como um pilar importante para a melhoria dos indicadores.
O IMERS avalia a educação municipal com base no desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (SAERS), bem como na taxa de aprovação do ensino fundamental. O indicador, medido anualmente de 0 a 100, integra o cálculo da cota-parte da educação no ICMS, influenciando diretamente o valor repassado aos municípios.
As provas são aplicadas no 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, complementadas pelo acompanhamento das taxas de aprovação em todas as etapas. Além do impacto na qualidade do ensino, o índice também define a Participação no Rateio da Cota-parte da Educação (PRE), critério que, em 2024, representou 10% da distribuição do ICMS e que, até 2029, chegará a 17%.
A secretária municipal de Educação, Tatiane Capeletti Rubert, destacou que o resultado é fruto de um trabalho coletivo e da priorização da qualidade do ensino como política pública essencial. “Esse resultado reflete o compromisso de garantir uma educação pública de excelência. Temos investido na formação continuada dos professores, no acompanhamento pedagógico dos alunos e na oferta de materiais didáticos que dão condições reais de aprendizagem. Nosso objetivo é assegurar que cada estudante tenha as mesmas oportunidades de desenvolver seu potencial, fortalecendo a escola como espaço de transformação e inclusão social”, finaliza.
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