.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

8h às 12h - 13h30 às 17h30

Cultura - Terça-feira, 12 de Setembro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Solenidade marca chegada da Chama Crioula ao município de Ajuricaba

Chama Crioula 2023


Solenidade marca chegada da Chama Crioula ao município de Ajuricaba

Foi realizada na tarde de terça-feira, às 15h30, na Praça Notélio Mariotti, a solenidade da Chegada da Chama Crioula no município de Ajuricaba. Neste ano, cerca de 30 cavalarianos participaram da cavalgada. O evento contou com a participação dos cavalarianos, autoridades locais, professores, alunos e comunidade em geral. 

Os Festejos Farroupilhas deste ano têm como tema o "Centenário da Revolução de 1923" e o Município de Ajuricaba definiu como homenageado da Cavalgada o senhor Volnei Gonçalves Soares. 

Inicialmente, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem a Leonildo Pizolotto, um dos grandes incentivadores da cultura tradicionalista e que faleceu em julho deste ano. 

Durante a solenidade, os familiares deixaram uma mensagem ao tradicionalista homenageado, Volnei Gonçalves Soares, que já participou de várias cavalgadas. Posteriormente, Volnei também destacou o orgulho que tem de representar o Município de Ajuricaba e trazer a chama dos mais diferentes lugares até Ajuricaba.

O coordenador da cavalgada, Pedro Brivio, ressaltou o empenho dos cavalarianos, que percorreram mais de 50 quilômetros, durante cinco dias, em dias de sol e de chuva, para buscar a chama no município de Boa Vista do Cadeado e trazer até o município de Ajuricaba. 

O vice-prefeito Paulo Dolovitsch também acompanhou os cavalarianos no trajeto até Boa Vista do Cadeado e salientou a importância da equipe de apoio e de todos que se envolveram para que esse momento acontecesse.  

O prefeito municipal, Ivan Chagas, salientou a importância do cultivo da tradição gaúcha e parabenizou os cavalarianos que foram responsáveis pela busca da chama crioula.

No encerramento da solenidade, foi realizada a distribuição da centelha farroupilha aos representantes do CTG e dos piquetes presentes. Todos os cavalarianos que participaram da cavalgada receberam certificados da Prefeitura Municipal de Ajuricaba.

152 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Ajuricaba - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.