Desenvolvimento Econômico - Quinta-feira, 22 de Junho de 2023

Eficiência na gestão leva Ajuricaba a receber recurso extra

Instituído IGMA qualificou índices de Ajuricaba

Eficiência na gestão leva Ajuricaba a receber recurso extra

Nesta semana a administração municipal recebeu a notícia que será destinado ao município de Ajuricaba uma verba de R$ 270.000,00 e esse valor só foi possível por conta de excelentes índices em gestão, conforme IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), plataforma que mede a eficiência de gestão dos administradores, no que tange os indicadores relacionados à cinco pilares estruturais, eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade, desenvolvimento sócio econômico e ordem pública, que sustentam a condição de Cidade Excelente para se viver, na qual foi incluída Ajuricaba.

Essa ferramenta foi adotada pelo deputado federal Maurício Marcon, do Podemos, que não tem ligação com o município e nem mesmo o partido constituído. Em uma ‘live’ ele explica que o método de trabalho dele é totalmente diferente dos demais e que não destinará verba ‘a troco de voto’ como a maioria faz, mas sim observando a seriedade dos gestores para com o dinheiro público do município e eficácia na gestão.

Na região, poucos municípios foram contemplados e Ajuricaba foi um dos destaques.

O prefeito Ivan destaca que “os frutos de um trabalho sério, transparente e voltado para o desenvolvimento da nossa cidade estão sendo colhidos e essa é mais uma prova que a nossa administração está no caminho certo, assim como a comunidade já comprovou”, assinala, dizendo que ainda terão muitas notícias boas para Ajuricaba.

O que é a Plataforma IGMA

A Plataforma IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila) foi criada com um olhar municipal, com a intenção de promover uma visão sistêmica das cidades do Brasil.

Diante dos atuais desafios da gestão pública brasileira, a eficiência e a inovação são fundamentais para promover as melhorias necessárias na qualidade e condições de vida nos municípios brasileiros.

Nesse sentido, saber direcionar os recursos públicos disponíveis, priorizando as demandas mais urgentes de todos os cidadãos, é crucial para promover um ciclo virtuoso de desenvolvimento humano.

Pensando nisso, foi desenvolvido um índice que avalia a gestão e nível de desenvolvimento dos municípios brasileiros - o IGMA.

Por meio dos cinco pilares estruturais, eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade, desenvolvimento sócio econômico e ordem pública, que sustentam a condição de Cidade Excelente para se viver, é possível apontar qual a situação atual do município e classificá-lo como IGMA - excelente, desenvolvido, em desenvolvimento ou crítico, a partir desta análise, o gestor terá uma visão ampla da sua cidade, sendo possível rever inclusive a destinação da aplicação dos seus recursos públicos.

Indicadores IGMA Ajuricaba

Área                                                                             Índice

Governança, Efic. Fiscal e Transp.                          69,61

Educação                                                                     78,66