07 JAN 2022
Defesa Civil regional realiza encontro para orientar sobre decreto de situação de emergência
receba notícias
O prefeito em exercício Paulo Dolovitch, o coordenador da Defesa Civil, Josemar Martins, o presidente da Câmara de Vereadores, Milton Stephanini e o engenheiro da Emater, Aloisio Tremea, estiveram em um encontro com a coordenação regional da Defesa Civil, para receber orientações e informações sobre o atual momento de estiagem, bem como as informações sobre a real necessidade de decretar situação de emergência.
O sargento Oliveira, da Defesa Civil, destaca que o Estado só irá homologar e o governo federal reconhecer o decreto se houver comprovação por laudos de danos humanos por decorrência da estiagem. Outra rubrica a ser identificada é danos econômicos, que já são enormes e facilmente comprovatórios.
O coordenador da Defesa Civil em Ajuricaba, Josemar Martins destaca que o município está entre as duas questões. “Temos muitos danos econômicos, porém não obtemos registros de danos humanos, que é falta de agua para o consumo humano, perda de postos de trabalho, devido a estiagem. Sabemos da agonia dos produtores, mas de nada adianta decretarmos se não tivermos a situação reconhecida. Sabemos dos anseios, mas temos de ser responsáveis”, destaca ele, afirmando que em outros períodos, estiagens menos duradouras, havia registro de falta de água para o consumo humano, porém na estiagem de 2019/ 2020, foram feitos mais de cinco mil metros de rede de água, atendendo famílias que estavam com dificuldade, mas que agora melhoraram a situação, não vindo a faltar água.
O prefeito em exercício Paulo Dolovitsch salienta que está sendo monitorada a situação a cada dia e se houver agravamento da situação, será decretado.

Versão do Sistema: 3.2.5 - 03/08/2022