02/04/2019 9h10 - Atualizado em 02/04/2019 9h13

TRATAMENTO DO TABAGISMO

Tabagismo


TRATAMENTO DO TABAGISMO


A nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco é considerada droga por possuir propriedades psicoativas, ou seja, ao ser inalada produz alteração no sistema nervoso central, trazendo modificação no estado emocional e comportamental do usuário que pode induzir ao abuso e dependência. O quadro de dependência resulta em tolerância, abstinência e comportamento compulsivo para consumir a droga, estabelecendo-se assim um padrão de auto-administração caracterizado pela necessidade tanto física quanto psicológica da substância, apesar do conhecimento de seus efeitos prejudiciais à saúde.

Quer parar de fumar?

Equivocadamente muitas pessoas acreditam que o  tabagista  é um  “viciado", “sem força de vontade", “que não deixa de fumar porque não quer".  Não é isso. Na verdade quem fuma sofre de dependência química, ou seja, é alguém que ao tentar deixar de fumar, se defronta com grandes desconfortos  físicos e psicológicos que trazem sofrimento, e que pode impor a necessidade de várias tentativas até que finalmente consiga abandonar o tabaco. Entender o que acontece com o tabagista e suas tentativas de parar de fumar é fundamental  para que se possa ter a real dimensão do problema. Portanto, se você quer parar de fumar comece escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Este dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar outra coisa que goste de fazer para se distrair e relaxar.

Se não consegue parar de fumar sozinho procure um tratamento especializado.

A Secretaria Municipal de Saúde de Ajuricaba adere ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo. A abordagem inclui grupo com base o modelo cognitivo comportamental e, de acordo com a necessidade de cada paciente, o Ministério da Saúde disponibiliza medicações para o tratamento: Terapia de Reposição de Nicotina, através do adesivo transdérmico, goma de mascar e pastilha, e medicação para controle da ansiedade.

SE VOCÊ É FUMANTE OU CONHECE ALGUÉM QUE FUMA, COMUNIQUE SOBRE O PROXIMO GRUPO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO:

LOCAL:NAAB

INÍCIO:  11/04/2019 – quinta-feira

HORÁRIO: 19hs

INTERASSADOS ENTRAR EM CONTATO COM SUA UNIDADE DE SAÚDE PELO FONE:

ESF 1: 3387-1386/1240

ESF 2: 3387-1733

ESF 3 : 3387-1249

Benefícios

Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar. Veja o que acontece se você parar de fumar agora:

  • Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal. 
  • Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue. 
  • Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
  • Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
  • Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida. 
  • Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
  • Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
  • Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.


Enviar por e-mail Imprimir