15/05/2020 16h18 - Atualizado em 15/05/2020 16h18

Executivo convoca reunião para Força Tarefa de combate ao Coronavírus

Força Tarefa

Executivo convoca reunião para Força Tarefa de combate ao  Coronavírus

Na tarde de quinta-feira (14), em reunião convocada pelo Executivo Municipal com responsável pela Brigada Militar de Ajuricaba, Representantes da Vigilância em Saúde e Secretária de Saúde, foi alinhado estratégias de prevenção ao coronavírus.  Conforme novo Decreto Municipal que esta em fase de elaboração, seguindo normas baseadas no Decreto  Estadual nº 55.240 de 10 de maio de 2020, permanecem suspensos em todo território municipal toda e qualquer atividade que gere aglomerações de pessoas, como jogos, encontros, eventos, bailes, festas de qualquer natureza e em qualquer ambiente (fechado ou aberto), sendo que conforme Código Penal Artigo 268, qualquer pessoa ou grupo de pessoas que infringir esta determinação poderá ser autuado através de Termo Circunstanciado e terá que responder pelo seu ato.

Essas medidas sanitárias de distanciamento social são de caráter obrigatória para todas as pessoas residentes no município e aos visitantes,  para fins de prevenção e enfrentamento à epidemia de COVID-19. O poder público municipal,  ainda recomenda que além da observância do distanciamento social em eventos de qualquer natureza capazes de  gerar aglomerações de pessoas, seja adotado por todos os munícipes a restrição de circulação em vias públicas tanto urbanas como rurais, as visitas intrafamiliares e entre amigos, principalmente quando estas visitas ocorrem entre pessoas de outros municípios e toda e qualquer viagem para fora do município. Ficam ainda interditados pelo prazo que perdurar a situação de calamidade pública as praças, parques de rodeios e outros, águas internas, play grouds, bibliotecas, entre outros, somente podendo utilizar estes espaços conforme regramento do Decreto Municipal.

No novo decreto também será determinado o uso obrigatório de máscara de proteção facial para todas as pessoas sempre que estiverem em recinto coletivo, fechado ou aberto, privado ou público, bem como nas vias públicas e nos meios de transporte.

Todas essas medidas tem por objetivo a preservação da vida e a promoção da saúde pública, uma vez que se tivermos aumento expressivo do  numero de casos de COVID-19 em nossa macrorregião missioneira e se muitos desses casos evoluírem para caso grave da doença e necessitarem de leito de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), não teremos disponibilidade para todos desses leitos.

Desta forma a Administração Publica Municipal juntamente com os órgãos da Segurança Pública reforçarão ainda mais o controle e fiscalização sobre todas as medidas de proteção e prevenção. Pedimos para a comunidade em geral que perceber atos de discordância com o decreto municipal que possam estar comunicando a Brigada Militar ou a Vigilância em Saúde de nosso município, através dos telefones 190 ou 996661822.

A responsabilidade e de todos!! Não brinque com sua vida e de sua família! FIQUE EM CASA! Só saia em caso de extrema urgência! O momento inspira muito cuidado!  O Vírus já esta circulando em toda região e pode ser fatal. CUIDADO.

O que muda no novo Decreto:

·  Uso obrigatório de máscaras, inclusive em vias públicas.

·  Academia poderão atender de forma individualizada ou por coabitante (residente no mesmo ambiente familiar)

·  Treinos de atletas poderá ser realizado de forma individualizada

·  Restaurantes poderão funcionar das 7 às 18 horas, somente alacarte ou prato feito. Buffet estão proibidos.

·  Hotéis poderão trabalhar com 60% da capacidade

·  Brigada Militar atuará com maior ênfase nos regramentos relacionados ao isolamento social

·  Os estabelecimentos deverão adotar horários ou setores exclusivos para idosos e grupo de risco.