05/11/2015 8h44 - Atualizado em 05/11/2015 12h24

AVIÁRIO RIBAS É A 4° ESTABELECIMENTO DE AJURICABA APTO A COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS

prefeito Airton Cossetin, parabenizou a família que incentivou os filhos a estudarem na Casa Familiar Rural de Catuipe e investir em projetos na agricultura.


AVIÁRIO RIBAS É A 4ª AGROINDÚSTRIA FAMILIAR DE AJURICABA APTA A COMERCIALIZAÇÃO DE PROTUDOS

Foi entregue na manhã desta quarta-feira, 4, à família Ribas da linha 20 o SIM – Serviço de Inspeção Municipal da agroindústria familiar Aviário Ribas, este registro é feito pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e que regulariza a comercialização do produto a nível municipal. Estiveram acompanhando a entrega do documento o prefeito Airton Cossetin, vice-prefeita Velanir Bagolin, secretário da Agricultura e Meio Ambiente Samir Bertollo, veterinário Cleo Rittes, fiscal Fabiano dos Santos, técnico Rodrigo Camini, vereadora e proprietária da agroindústria Bello Galeto Cleci Dallabrida e Francisco Dallabrida.

A agroindústria familiar Ribas possui atualmente 1759 aves com a produção diária de 140 dúzias, totalizando 1680 ovos ao dia. Porém os irmãos Camila e Gabriel Ribas estão com planos de aumentar a produção e estrutura do projeto inicial, o objetivo é construir um novo aviário com capacidade para mais 2 mil galinhas e assim ter 4 mil galinhas com produção de ovos.

AVIÁRIO RIBAS É A 4ª AGROINDÚSTRIA FAMILIAR DE AJURICABA APTA A COMERCIALIZAÇÃO DE PROTUDOS

Os irmãos Camila e Gabriel Ribas estudaram na Casa Familiar Rural Três Vendas de Catuipe e desenvolveram o projeto do aviário que hoje é uma das principais atividades desenvolvidas pela família, que trabalha organizada em estrutura de cooperativa, onde cada um é responsável por uma atividade diferente realizada na propriedade. Conforme o seu Gilmar Ribas, pai de Camila e Gabriel e também proprietário, as aves vindas de Caxias do Sul chegam com 120 dias de vida, já vacinadas e depois de 15 dias inicia-se a fase de postura de ovos, tendo dois anos de produção, depois as aves vão para descarte, sendo vendida para quem tem interesse, pois as mesmas podem ser consumidas.

Sobre a 4ª agroindústria familiar municipal recebendo o SIM, Gilmar ressalta “nosso projeto é a nível municipal, pois prezamos fazer bem feito e produto de qualidade”. O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Samir Bertollo, parabenizou a família “foram muitos anos de luta, sabe-se que foram muitas as dificuldades enfrentadas, pois além do aviário se tem outras produções na propriedade e são os mesmos que dão conta, mas o próximo passo é encaminhar o registro no Selo Sabor Gaúcho”.

Na oportunidade o prefeito Airton Cossetin, também parabenizou a família que incentivou os filhos a estudarem na Casa Familiar Rural de Catuipe e investiu no projeto proposto pelos filhos e salientou “desde que assumimos a Administração Municipal nosso objetivo é incentivar as agroindústrias familiares, pois ambos saem ganhando a família e o Município” e trouxe uma boa notícia “vamos conseguir através do Território da Cidadania com o projeto PROINF um carro com capacidade de 800kg para transporte adequado dos produtos das agroindústrias do município para as feiras, bem como também equipamentos para armazenamento adequado nas feiras (pirâmide, mesa de inox, balcão refrigerado entre outros), consequentemente vamos ter uma maior participação em feiras e também a possibilidade de realização de outras edições da feira por exemplo,  Feira da Juventude da Agricultura Familiar e também para o transporte da merenda escolar”.

Esteve presente o Coordenador do escritório municipal da EMATER/RS-Ascar, Renato Venzo, “dentro das atividades desenvolvidas pela EMATER/RS o foco está também na agroindústria familiar, pode-se observar pela assessoria toda prestada para as propriedades, e a parceria que temos com a Administração Municipal é de suma importância para o bom andamento e desenvolvimento de Ajuricaba, pois nos inclui no mapa regional para visitação de propriedades”.

Complementando o que o Coordenador da EMATER/RS-Ascar apresentou, a vice-prefeita, Velanir Bagolin, “3 anos de Administração, 4 agroindústrias, é o resultado dos esforços e trabalhos realizados em conjunto entre Administração Municipal, EMATER/RS, técnicos e produtores, pois além de renda temos produtos de qualidade para serem oferecidos a comunidade de Ajuricaba.



Enviar por e-mail Imprimir