18/09/2015 11h46 - Atualizado em 18/09/2015 11h46

2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES DE AJURICABA

Coordenadora e vice-prefeita Velanir Bagolin, ressaltou as participantes “vocês é quem vão fazer com que o evento aconteça. Vamos verificar, analisar e refletir sobre o que já está sendo feito e as oportunidades que temos”

Aconteceu na tarde da última quinta-feira, 10 de setembro, no Centro de Convivência a 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Ajuricaba, o evento reuniu dezenas de mulheres do município. Promovido pela Administração Municipal e organizado pelo COMDIM – Conselho Municipal de Direitos da Mulher em parceria com a Secretaria de Assistência Social reuniu lideranças femininas, vice-prefeita Velanir Bagolin, também coordenadora do COMDIM, presidenta da Câmara dos Vereadores Nilza Uhde e demais vereadoras, Secretárias, 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, Território da Cidadania Noroeste Colonial/RS, Conselho de Ministros Religiosos representada pela pastora Daniella Holz e também a participação do prefeito Airton Cossetin e Secretário Samir Bertollo.

2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES DE AJURICABA

Na abertura do evento a coordenadora e também vice-prefeita Velanir Bagolin, ressaltou as participantes “vocês é quem vão fazer com que o evento aconteça. Vamos verificar, analisar e refletir sobre o que já está sendo feito e as oportunidades que temos”. Sobre a situação vivida pelas mulheres hoje, Velanir relembrou uma mulher de Ajuricaba, que foi símbolo de luta pela igualdade no Município, Margarida Breitenbach,”a primeira mulher a assumir a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ajuricaba” e também que “ao longo do tempo e da nossa história muitas foram às conquistas, mas para isso muitas foram às mulheres que lutaram. Precisamos fazer hoje para que tenhamos um lugar melhor e mais justo a todos” e enfatizou “não podemos nos calar, pois caladas já ficamos há muito tempo” concluiu.

Tendo como tema do evento e da palestra “Mais direitos, participação e poder para as mulheres” o assunto foi abordado pela socióloga, teóloga, professora da Faculdade Batista Pioneira de Ijuí, Hariet Wondracek Kruger, que trouxe ao grupo o assunto a partir da realidade vivida, de exemplificações, salientando a importância das mulheres se manterem na luta pela igualdade e também utilizou da história “Patinho feio” para fazer uma metáfora em relação as responsabilidades dadas a mulher, as dificuldades enfrentadas por elas e também ao acolhimento dado pelas mulheres/mães.

2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES DE AJURICABA

As participantes puderam nos grupos de trabalhos, discutir a partir do tema abordado pela palestrante e pelos eixos da Conferência, construir proposições a serem defendidas na esfera Municipal e posteriormente na conferência Estadual que acontece nos dias 7 e 8 de novembro em Porto Alegre onde irão representar Ajuricaba as delegadas eleitas, Sociedade Civil, titulares: Elenara Siqueira e Sonia T. Clemente, suplentes: Claudi Gomes Rodrigues e Lucilene M. de Olveira. Governo, titular Velanir Bagolin e suplente Sandra Puhl dos Santos.