Projeto de energia solar para prédios públicos é apresentado

Administração - Quinta-feira, 05 de Fevereiro de 2026


Projeto de energia solar para prédios públicos é apresentado

Projeto de energia solar para prédios públicos é apresentado 

Foi apresentado na manhã desta quinta-feira à Administração Municipal e aos integrantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA) o projeto para implantação de um sistema de geração de energia elétrica fotovoltaica no município. A proposta foi detalhada pela empresa MAK Soluções Elétricas Ltda.

O projeto prevê a construção, operação e manutenção de um sistema de placas solares capaz de abastecer todas as repartições públicas localizadas no perímetro urbano, contemplando 17 prédios públicos, entre eles escolas municipais, secretarias, ginásio municipal e demais estruturas administrativas.

O investimento estimado é de pouco mais de R$ 600 mil, valor que ficou acima da expectativa inicial dos participantes da reunião. No ano passado, o Comdema havia analisado a proposta e manifestado concordância em financiar 100% da execução do projeto por meio do Fundo Municipal do Meio Ambiente. No entanto, atualmente o Fundo não dispõe do montante total necessário para viabilizar a iniciativa.

Diante disso, a Administração Municipal irá avaliar internamente alternativas para custear a parte restante do investimento, buscando viabilizar a implantação do sistema de energia solar no município. A expectativa, ainda, é de que após o processo licitatório, haja uma redução significativa do valor inicial do projeto. 

De acordo com o projeto apresentado, a economia gerada aos cofres públicos pode chegar a aproximadamente R$ 20 mil mensais, o que permitiria que o investimento fosse amortizado em menos de três anos, sendo que a garantia mínima do equipamento é de 10 anos. 

Além da redução significativa nos gastos com energia elétrica, a implantação do sistema fotovoltaico garantirá maior autonomia energética ao município e trará importantes benefícios ambientais, ao utilizar uma fonte limpa e renovável, alinhada às políticas de sustentabilidade e preservação ambiental.

MUNICÍPIO


AJURICABA