Administração define reajuste dos professores da rede municipal
Educação - Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2026

Administração define reajuste dos professores da rede municipal
Após vários diálogos e debates, foi definido na manhã desta sexta-feira o reajuste salarial dos professores da rede municipal de ensino de Ajuricaba. O projeto será enviado à Câmara de Vereadores em caráter de urgência, para que seja votado na próxima sessão.
Neste ano, a Administração Municipal havia proposto inicialmente um reajuste de 1,36%, percentual necessário para adequar a remuneração ao Piso Nacional do Magistério, uma vez que os vencimentos dos professores do município já se encontram acima do piso estabelecido.
No entanto, após tratativas realizadas com a Associação dos Professores Municipais de Ajuricaba (APMA) e com o Sindijur, a Administração chegou a um acordo para, neste momento, conceder um reajuste de 4,26%, percentual equivalente ao já aplicado aos demais servidores municipais, garantindo isonomia no reajuste inflacionário.
O prefeito Paulo Dolovitsch ressaltou que o desejo da Administração seria conceder o reajuste de 5,4%, percentual divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2026. Contudo, diante do atual cenário político e financeiro, o índice torna-se inviável neste momento para os cofres públicos do município.
Ainda assim, o prefeito destacou que a Administração seguirá acompanhando a evolução das receitas, especialmente os repasses do Fundeb. Caso haja aumento desses recursos até o mês de maio, aliado ao equilíbrio das despesas municipais, o percentual complementar de 1,14% poderá ser concedido ainda ao longo deste ano.
A Administração Municipal reafirma seu compromisso com a valorização dos profissionais da educação, mantendo o diálogo permanente e a responsabilidade com as finanças públicas.
