Resultado do LIRa aponta para risco alto de proliferação do mosquito da dengue
Na manhã desta terça-feira (27), foi divulgado o resultado do último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRa), realizado na semana do dia 12 a 16 de maio no município de Ajuricaba. De acordo com os dados, a cidade atingiu o índice 4, o que a classifica na faixa de alto risco para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Durante a fiscalização, foram encontrados focos de larvas do Aedes aegypti em diversos locais, principalmente em ambientes domésticos e residenciais. Os criadouros positivos incluíram: piscinas (4 registros), escada de piscina (1), pote de água de cachorro (1), pote comum (1), pote de flor (1), baldes (2), latas (1), lona (5) e até uma cuba de pia (1).
A agente de combate às endemias, Eduarda Figueiró, que acompanhou a ação, destacou a importância da participação da comunidade no combate ao mosquito. Segundo ela, é essencial manter os cuidados durante o ano todo, e não apenas no verão. “Precisamos manter os pátios cuidados para que, quando de fato chegar o período de alta transmissão da doença, estejamos tranquilos, sem perigo de surto”, reforçou a profissional.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a situação é preocupante e que atitudes simples, como evitar acúmulo de água em recipientes abertos e manter terrenos limpos, fazem grande diferença na prevenção.
O município deve intensificar as ações de orientação, visitas domiciliares e eliminação de criadouros nas próximas semanas, mas reforça que a colaboração da população é fundamental para reverter o atual cenário de risco elevado.
AJURICABA