FENAPE - Feira Nacional do Peixe Cultivado


FENAPE - Feira Nacional do Peixe Cultivado


HISTÓRIA DA FEIRA NACIONAL DO PEIXE CULTIVADO - FENAPE

O Município de Ajuricaba situa-se na Região Noroeste Colonial do Estado do Rio Grande do Sul, tem a economia basicamente voltada no setor primário-agropecuária, sendo a piscicultura uma das atividades de desenvolvimento e em plena expansão.

O município conta atualmente com 320 famílias de produtores, com 1.680 toneladas de peixe comercializado anualmente, sendo um grande produtor de peixe cultivado do Estado do Rio Grande do Sul. Possui uma área alagada de 480 hectares, uma das maiores do estado em potencial hídrico, motivo pelo qual, é conhecido como a Terra do Peixe Cultivado.

Na década de 90 contando com a assistência técnica da Universidade Regional do Noroeste Colonial do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, juntamente com a Prefeitura Municipal, segundo informações da EMATER, superaram a 4,5 milhões/ano a produção de alevinos. Isto, fruto da organização e reivindicação junto a Consulta Popular estadual que aprovaram a liberação de parte dos recursos que foram investidos na construção de uma Unidade Experimental na Cadeia Produtiva do Peixe Cultivado de Ajuricaba, a UNIPEIXE, destinados ao Pólo Regional de Aquicultura do Peixe Cultivado. A Unidade, como sede do Pólo de Aquicultura, objetiva também o desenvolvimento sustentável da região Noroeste do Estado através do fomento da piscicultura.

O Município, buscando divulgar o produto (peixe), fomentando toda a sua cadeia produtiva, desde o produtor de alevinos, do peixe ao beneficiamento do produto até a sua comercialização, e sobretudo na gastronomia. Desta forma, em setembro de 1992, nasce a edição da 1ª FENAPE – Feira Nacional do Peixe Cultivado.

Nos anos seguintes, geralmente de 2 em 2 anos, acontece no município as demais edições da Feira, que conta com: Exposição do Comércio Local e Regional, Indústria, Artesanatos, Serviços e Produtos Coloniais, Exposição de Peixes, Restaurantes – todos com diversificada culinária a base de peixe, Atrações Artísticas, Concursos como do Maior Peixe Vivo, Palestras e Seminários sobre a cadeia produtiva, Shows Artísticos e Eventos Esportivos como a Copa Cidade de Motocross.

Edições da FENAPE

A edição da 1ª FENAPE ocorreu em 1992.  

A 2ª FENAPE foi realizada no ano de 1994, entre os dias 20 e 22 de maio, e a 3ª edição da feira ocorreu nos dias 09 a 12 de maio de 1996.

No ano de 1998, entre 30 de abril e 03 de maio, a FENAPE alcançou sua 4ª edição.

A 5ª FENAPE foi realizada no ano 2000, de 28 de abril a 1° de maio, e a 6ª edição da feira de 19 a 22 de setembro de 2002, contando com uma atração de grande sucesso, o Motocross.

A 7ª edição trouxe novas atrações como a Captura de Peixes, Concurso de Causos e Piadas e os shows com renome nacional. Esta feira ocorreu entre 21 e 23 de maio de 2004.

Foram diversos os fatores que levaram a 8ª FENAPE a não ocorrer no ano de 2006, entre eles a crise sofrida pelo município com a forte seca de 2005.

A 8ª edição ocorreu de 25 a 27 de maio de 2007.

Ajuricaba segue realizando, sempre com muito sucesso, a Feira Nacional do Peixe Cultivado. No ano de 2010, entre 28 e 30 de maio, atingiu sua 9ª edição.

A 10ª edição ocorreu no período de 24 a 27 de maio de 2012.



Enviar por e-mail Imprimir