Orçamento Participativo


Orçamento Participativo

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

O Orçamento Participativo é a ferramenta mais eficaz da democracia, instrumento pelo qual se promove a participação, respeita-se os direitos dos cidadãos, valoriza-se a opinião, transforma-se em decisão de governo  e em ação conjunta com comunidade executam-se as políticas e serviços públicos. Esta forma de governo possui na sua essência a inversão da lógica, o povo decide e o governo executa, a comunidade tem valor, todo cidadão tem o mesmo valor, vale como um ser humano, uma idéia, um voto que ultrapassa mandatos, não acontece apenas nos períodos eleitorais.

Cidadão Ajuricabense: o Orçamento Participativo tem como princípio, lhe respeitar e inserir como sujeito da história do município, inverter a lógica da sociedade de hoje, que vive voltada ao individualismo, aos interesses pessoais. Este processo de participação popular valoriza você como pessoa, como cidadão que merece ser respeitado em seu direito de participar.

O governo vai se descentralizando e aprende-se junto a dividir o poder, eliminam-se os resquícios autoritários que substituem o protagonismo do povo e os preconceitos que menosprezam a SABEDORIA POPULAR.

  O Orçamento Participativo, portanto, torna-se ferramenta eficaz na formação de CIDADÃS e CIDADÃOS solidários, com consciência critica e preocupação social, reconhecendo-se como construtores de uma nova sociedade. É um método de governo aprovado a nível nacional com credibilidade e visibilidade a nível internacional. É uma prática com base nos princípios da democracia, é a ferramenta da democracia, do respeito aos direitos do cidadão. Viabiliza-se o desenvolvimento de um trabalho educativo, levando as pessoas a dar-se conta que este processo torna a pessoa sujeito com direito de opinar, deixando a condição de objeto do poder. É um processo que vai progressivamente se aperfeiçoando e fazendo desabrochar a consciência crítica da população e com ela a noção de responsabilidade coletiva de cada um com os bens públicos. O exemplo e aplicação darão visibilidade e conquistarão a comunidade. 

O orçamento participativo possui como objetivos: – Oferecer a todas as 15 (quinze) comunidades do Município uma oportunidade de diálogo entre a população e a Administração Municipal, oportunizar às comunidades a escolha de até 05 (cinco) prioridades a serem trabalhadas em âmbito municipal pela Administração Municipal, oportunizar à cada uma das comunidades a escolha de obra local e/ou aquisição de móveis e equipamentos para ser executada/adquirido com os recursos repassados pelo Município, através do Programa do Orçamento Participativo, como também, oportunizar à comunidade o gerenciamento da execução dos recursos públicos.

MENSAGEM FINAL

  “É uma ferramenta onde valoriza e respeita a sua opinião, onde torna o cidadão sujeito da construção política e social, onde cada cidadão é respeitado independente de sua posição social, étnica, religiosa ou econômica, vota, escolhe e participa da gestão. As assembleias comprovaram que o Orçamento Participativo oportuniza as pessoas serem protagonistas no uso de seus direitos e deveres, na construção da cidadania e vivencia plena da democracia.”

  “Nosso principal objetivo como administração é desenvolver um governo democrático, transparente e participativo. A implementação do O Orçamento Participativo exige uma permanente reflexão sobre os limites e desafios. Estamos nos propondo a estes desafios para dar visibilidade ao diferencial de nosso Projeto de Governo onde a essência é governar com a “participação popular”.

As demandas do Orçamento Participativo, através de uma visão ampliada pela sabedoria popular serão pauta para diagnosticar a realidade, realizar projetos e não apenas desenvolver ações de execução das obras, mas viabilizar uma nova cultura, onde o cidadão ajuricabense passa a ser sujeito de sua própria história inserindo-se em um processo de construção e uma melhor qualidade de vida pessoal, familiar e social.”



Enviar por e-mail Imprimir

Anexos

Descrição Baixar
Revista.pdf Baixar
Manual_OP_anexos.pdf Baixar
Manual_OP.pdf Baixar