Conselho Municipal de Educação de Ajuricaba - CME


Reunião de Maio

Reunião do Conselho Municipal de Educação

No dia 16 de maio, pela manhã os Conselheiros do CME reuniram-se no Salão Nobre da prefeitura Municipal onde foram trados os seguintes assuntos. Anuidade da UNCME-RS, encaminhamento da Ficha de filiação do CME de Ajuricaba junto a UNCME-RS, informações da Ata n°04/2014, juizados regionais da infância e juventude, relato dos assuntos discutidos na reunião da diretoria da UNCME-RS em abril, objetivos e andamento do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e assuntos gerais.

.......................................................................... x ...........................................................................................

Novo Conselho Municipal de Educação

O prefeito Airton Luis Cossetin através do DECRETO-EXECUTIVO Nº. 4392, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2013. atendendo a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, nomeia os membros efetivos e suplentes, para comporem o CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AJURICABA, a seguir relacionados:

SEGMENTO: Associação dos Professores Municipais:

Membro Titular – MARLEI MARIA BUCHANELLI HOLZ

Membro Suplente - JONAS EZEQUIEL BRIGO

SEGMENTO: Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer:

Membro Titular – DIOLE BIBIANA PRATES DE ALMEIDA

Membro Suplente – MARISTELA DAIANA CLEVESTON CIGANA

SEGMENTO: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Ajuricaba:

Membro Titular - MARLEI DE FÁTIMA FOGUESATTO OTTONELLI

Membro Suplente - JANE MARIA PIZUTTI UHDE

Segmento: Igreja Batista de Ajuricaba:

Membro Titular - ELISANGELA MASS TORQUETTI

Membro Suplente – EDGAR LANDHERR

Segmento: Brigada Militar – 4º Pel. Ajuricaba:

Membro Titular - MARINO PAULO SCHIMANOSKI

Membro Suplente - PETERSON ANDRÉ ALVES BORGES

SEGMENTO: Associação dos Funcionários Municipais de Ajuricaba:

Membro Titular - MARCELO DA SILVA

Membro Suplente - MARCOS ORÉLIO TOSO

SEGMENTO: Poder Executivo de Ajuricaba:

Membro Titular - ADROALDO JOSÉ DALLABRIDA

Membro Suplente - IVANA DA COSTA

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O CME é a instância de gestão colegiada e democrática do ensino municipal, tanto em relação à formulação das políticas como em relação às decisões dos dirigentes. Ele deve atuar como interlocutor da sociedade junto ao governo, em assuntos relacionados com a educação municipal. Nesse sentido, o CME representa os diversos segmentos sociais e exerce a função de mediador entre sociedade e Estado.

O CME tem como funções: consultiva, deliberativa, propositiva, mobilizadora e de controle social. No segundo caso, quando há sistema municipal de ensino, às funções já mencionadas acrescentam-se as funções normativa e fiscalizadora, que são específicas dos conselhos de sistema. Porém, em nosso município ainda não existe o sistema de ensino.

É importante ressaltar que a capacidade normativa no âmbito municipal tem caráter complementar em relação às normas nacionais, que asseguram a necessária unidade normativa da educação em todo o País.

O CME de Ajuricaba, atualmente é presidido pela Representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ajuricba – APAE, Marlei Fátima Foguesatto Ottonelli, e demais representantes designados e nomeados conforme Decreto Executivo 3.491 de 14 de Outubro de 2011.

Qualquer contato pode ser feito por escrito, entregue a presidente deste conselho, ou a qualquer um dos demais conselheiros, ou ainda pelo e-mail cmeajuricaba@hotmail.com




Enviar por e-mail Imprimir