11/04/2017 11h54 - Atualizado em 11/04/2017 11h54

Equipe da administração recebe orientações do TCE em encontro em Santo Ângelo

Encontro TCE

Equipe da administração recebe orientações do TCE em encontro em Santo Ângelo

O prefeito Ivan Chagas, vice Everton Kirmess, jurídico Paulo de Tarso Correa e secretários Jaques Mallmann e Josemar Martins estiveram em Santo Ângelo no dia 06 de abril, participando de evento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), o XIII Encontro Regional de Controle e Orientação (ERCO).

Na abertura, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Marco Peixoto, enfatizou a importância do Encontro. “Com o ERCO, estamos descentralizando o trabalho do Tribunal, mantendo nossa proposta de aproximar o Órgão de Controle dos gestores públicos municipais”, afirmou.

A manhã iniciou com a palestra do conselheiro-substituto do TCE gaúcho, Renato Azeredo, que tratou das competências dos Tribunais de Contas, com foco nas contas de governo e de gestão. Em seguida, a supervisora de Auditoria Municipal da Instituição, Cristina Assmann, transmitiu as novos gestores municipais as orientações para o início de mandato.

No início da tarde, a coordenadora do Serviço de Inativações e Pensões da Área Municipal (SIPAM), Daisy Bartnicki, falou sobre exame de atos de pessoal para fins de registro, enfatizando o reflexo que as inconformidades detectadas nesse tema podem refletir na análise das contas dos gestores.

Na sequência, o supervisor de Serviços Processuais do Tribunal, Michael Abreu Ribeiro, falou sobre as atribuições da Supervisão, que inclui a gerência do Gabinete das Cidades, localizado na sede do TCE-RS, em Porto Alegre. O espaço é dedicado ao atendimento dos gestores municipais, e já realizou mais de 20 mil consultas, desde sua inauguração, em 2016. A partir do ERCO, o Serviço Regional de Auditoria de Santo Ângelo passa a contar com uma filial do Gabinete, voltada aos administradores da região.

O tema Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) também foi abordado no Encontro. As auditoras públicas externas Carolina da Conceição, atuária do Tribunal, e Rita Gattiboni, da SRSA, falaram sobre as boas práticas no que tange aos RPPS, além de tratar dos impactos da reforma da previdência nos Regimes Próprios, e de abordar os deveres dos Municípios com relação ao assunto.

O prefeito Ivan destacou que o encontro foi importante para alinhar os encaminhamentos nos diversos setores da administração pública. “O objetivo é atender a comunidade, fazendo a coisa certa”, explicou.

Representantes de Ajuricaba durante o evento.