18/05/2017 8h14 - Atualizado em 18/05/2017 8h14

Comitiva de Ajuricaba busca soluções para problemas do município e encaminha recursos em Poa

Viagem traz resultados

Estiveram em Porto Alegre na semana passada o prefeito municipal Ivan Chagas, o vice Everton Kirmess, secretário de agricultura adjunto Eduardo Butzen e o assessor jurídico Paulo de Tarso Correia, para em diversos setores fazer encaminhamentos do município, como uma alternativa para secagem de fossa mais frequente e liberação dos recursos em atraso para a saúde.

Audiência na capital pode estar definindo serviço regular de esgotamento de fossas

Em audiência coordenada pelo deputado estadual Gabriel Souza, junto ao Ministério Público de Porto Alegre, com os promotores Daniel Martini coordenador do centro de apoio operacional de defesa do meio ambiente e da promotora Débora Regina Menegat, coordenadora do centro de apoio de defesa da ordem urbanística e questões fundiárias, juntamente com o diretor presidente da CORSAN Flavio Ferreira Presser e do diretor técnico da FEPAN Gabriel Ritter, foi tratado sobre o esgotamento sanitário do município de Ajuricaba. Após deliberações ficou acertado que a CORSAN  irá receber o esgotamento sanitário em sua Estação de Tratamento de Ijuí, que recentemente foi autorizada pela FEPAN, ficando agendado para o dia 26 de maio uma reunião na CORSAN em Porto Alegre, onde será definido quem irá realizar o recolhimento e o transporte. A discussão irá avançar se o município fará esse transporte ou a própria CORSAN realizará os serviços, bem como a fixação das taxas que deverão ser recolhidas pelos usuários para o esgotamento sanitário, resolvendo assim os constantes problemas que vem acontecendo na cidade.

Secretaria da Fazenda do Estado liberará R$ 112 mil

A comitiva de Ajuricaba, liderada pelo prefeito municipal Ivan Chagas esteve em audiência com o secretário da fazenda Giovani Feltes para tradar da liberação de um recurso de aproximadamente R$ 500 mil, destinado para a saúde em Ajuricaba, que está em atraso. O secretario Feltes garantiu que será repassado, neste primeiro momento o valor de R$ 112 mil, para que as atividades em saúde no município possam dar prosseguimento.

As lideranças reivindicaram ainda para que o Estado, através da secretaria da fazenda, com o secretário Feltes e de obras, com o secretário Pedro Westhephalen, para que deem atenção especial nos contratos com a empresa terceirizadas para o encaminhamento da manutenção das vias do estado não pavimentadas, como a ERS 514. A audiência contou com a participação do deputado Gerson Burmann.

Comitiva de Ajuricaba busca soluções para problemas do município e  encaminha recursos em Poa

Secretário Feltes garantiu empenho de R$ 112 mil a executiva.

Comitiva de Ajuricaba com o secretário Pedro Westephalen e deputado Burmann.

Executiva de Ajuricaba pede ônibus para o município

Aproveitado a estada em Porto Alegra o prefeito Ivan, vice Everton e demais componentes da administração municipal, estiveram na Secretaria de Educação do Estado, onde em audiência com o secretário Cezar Shirmer, foi solicitado a destinação de um ônibus ao município, considerando que o município realiza o transporte dos alunos do Estado e uma das demandas urgente seria um novo ônibus. O executivo formalizou o pedido e a gora fica no aguardo de um parecer da secretaria.

Ainda na secretaria de segurança pública o executivo municipal, juntamente com demais prefeitos da região, pedem uma atenção aos municípios do interior, principalmente para atender com um número satisfatório de policiais e que estes tenham condições adequadas para a realização da Patrulha Rural, como é realizada em Ajuricaba. No encontro se destacou também que os municípios estão se organizando e instalando as câmeras de vigilância.

Comitiva em audiência com o secretário de educação Cezar Shirmer e deputado Gabriel.

Ajuricaba encaminha pedido de recursos para criação de novas agroindústrias

Uma das demandas de apoio ao desenvolvimento rural, de pequenos produtores e famílias que buscam o aumento da renda familiar, é através da criação de agroindústrias familiares. O prefeito Ivan Chagas e o vice Everton Kirmess confirmam esse compromisso com as famílias do município, buscando alternativas para o setor, como em reunião realizada na semana passada na Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul, quando também participou o secretário de agricultura adjunto, Eduardo Butzen e o assessor jurídico do município.

Em audiência a comitiva protocolou pedido para enquadrar Ajuricaba no FEAPER – Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Produtores e assim poder investir no setor, tendo um aceno de inclusão no orçamento de 2018, uma rubrica especifica que atenderia determinados projetos com o montante de R$ 10 mil, sendo esse considerado também como suplementação ou ampliação de projetos.

O encontro serviu para debater também em torno que questões voltadas para a cadeia do peixe, considerando que o município de Ajuricaba é conhecida como ‘Terra do Peixe Cultivado’. Tratou ainda da possibilidade de constituir uma agroindústria de abate e beneficiamento, até mesmo da possibilidade de destinar uma draga para promover a limpeza dos açudes. O projeto deverá evoluir no município, com atenção especial em 2018.