19/10/2018 11h15

Chuva torrencial em poucos minutos não gerou problemas de alagamentos onde obras foram realizadas

Cheia

Apesar de ter chovido praticamente 60 milímetros em uma hora na sexta para sábado da semana passada, nenhum incidente por cheia foi registrado na extensão Arroio Estrada, que corta a cidade, onde constantemente moradores sofriam com a invasão da água nas residências das famílias. Também foi registrada como tranquila a situação de ribeirinhos ao Rio Cachoeira, onde casas eram inundadas pelas águas e medidas preventivas foram tomadas.

As equipes de Obras da Administração Municipal e da Defesa Civil ficaram  em alerta, pois foi grande o volume de água num curto espaço de tempo, provocando erosões nas lavouras, mas as medidas de prevenção tomadas recentemente surtiram efeito e nenhuma das casas que existia problema da cheia foi atingida.

Para solucionar esse problema a administração municipal, através da Secretária de Obras, abriu a rua e instalou mais uma carreira de tubos, e com maior capacidade de vasão, nas ruas Brasília e Dona Josefa. Outra residência próxima a Rua do Progresso, onde o bueiro é de domínio do Estado e por esse motivo o município não pode edificar obra, foi levantado o alicerce, mas uma terceira atitude, de rompimento de uma barragem antiga no Rio Cachoeira, logo abaixo da ponte, que antigamente era usada para desviar a água do leito e tocar um moinho, desativado a muito tempo, deu maior vasão ao rio, não represando ainda a água do Arroio Estrada e solucionou esse problema e de outras casas ribeirinhas.

Conforme salientaram os moradores, o rio subiu, mas baixou rapidamente e não causou nenhum transtorno.

O prefeito Ivan disse que é compromisso da administração tomar atitudes para resolver os problemas. Ele destacou que as medidas foram executadas com muito trabalho, mas pouco recurso investido, proposta essa da administração para com o dinheiro público. “Ficamos felizes que o nosso trabalho deu certo e muitos outros estão resolvendo problemas de famílias do município”, definiu.