06/07/2018 9h51 - Atualizado em 06/07/2018 9h51

Ajuricaba registra aumento de votação na Consulta Popular

80 milhões

Com mais de 22% da votação do eleitorado ajuricabense o município de Ajuricaba está apto a receber recursos da Consulta Popular, para o ano de 2019. Isso porque os municípios com menos de 10 mil habitantes devem ter a participação acima de 6%.

Em Ajuricaba foi montada uma estrutura de captação de votos, sendo agentes da Prefeitura Municipal, vereadores, da Brigada Militar, do Colégio Comendador, Hospital e demais pessoas e entidades, registrando expressiva participação de 1.327 pessoas.

O prefeito Ivan Chagas valorizou a mobilização e agradeceu as pessoas envolvidas, pois só assim poderemos receber um volume maior de recursos para os diversos setores, como saúde, educação, segurança e setor primário. “Temos pessoas em Ajuricaba com grande potencial de mobilização e o resultado esperado só poderia ter sido este”, comemorou o prefeito.

Quem irá receber os recursos que somam R$ 80 milhões?

Segundo a legislação, estarão aptos a receber os recursos referentes aos projetos eleitos na Consulta as cidades que atingirem percentuais mínimos de votação. Municípios com até 10 mil eleitores, devem ter 6% de votantes. Os que tem entre 10 e 40 mil, o número muda para 5%. Os percentuais das cidades com eleitores entre 40 e 80 mil, 80 e 120 mil e mais de 120 mil, são 4%, 3% e 1,5%, respectivamente.

A Consulta Popular relacionou as prioridades de 28 regiões do estado, representando os 497 municípios. Nesta edição, o governo do Estado vai investir R$ 80 milhões, valor 33% a mais do que foi distribuído no ano passado (R$ 60 milhões). Os projetos selecionados foram definidos anteriormente em assembleias.

Cada um dos 28 Coredes homologou entre seis e dez prioridades. Elas estão disponíveis para escolha nas cédulas de votação. As que receberem mais votos terão as verbas destinadas para implantação.

Ajuricaba registra aumento de votação na Consulta Popular