10/03/2017 13h57 - Atualizado em 10/03/2017 13h57

Administração avalia de forma positiva os 60 dias de governo

Resultados




Administração avalia de forma positiva os 60 dias de governo


Prefeito avalia como de boa qualidade o encascalhamento de pontos do interior. 

A administração municipal 2017 – 2020 (Ivan Chagas, Everton Kirmess) completou 60 dias de governo e a avaliação os diversos setores é de desempenho satisfatório. Quem afirma é o próprio prefeito Ivan, ao receber um relatório de cada secretaria sobre as atividades desenvolvidas no período. Ele fala que a administração não parou os setores, como muitos fazem quando assumem o governo, e sim as atividades foram aceleradas.

Secretaria de obras

O prefeito Ivan faz relação ao período conhecido como ‘choque de gestão’ que muitos executivos adotam, mas em Ajuricaba, na sua opinião, foi diferente: “nós não paramos, muitos pelo ao contrário, buscamos acelerar os trabalhos e atividades, mesmo com algumas dificuldades. É um exemplo claro na secretária de obras, onde tinham muitas máquinas precisando de reparos e funcionários em férias. Em vez de parar, nós buscamos alternativas, seja através de funcionários, recuperando máquinas, buscando parceria com os produtores, ou seja, encontrando uma ou outra saída para ir atendendo os pedidos na medida do possível. Hoje vemos muitos trechos recuperados e produtores satisfeitos com os serviços realizados. Mas estamos cientes que foi um serviço provisório e rápido, para que mais famílias fossem atendidas. Estamos cientes também que muitas localidades ainda não foram atendidas, mas com o tempo vamos buscar de alguma forma dar atenção especial”, explicou o chefe do executivo, dizendo que até a safra a maioria das estradas receberão alguma melhoria, fazendo referência ainda a estrada de chão da ERS 514: “a ERS 514 sempre foi um problema para nos ajuricabenses, como todos sabem. Mas buscamos uma solução imediata e, como o Estado não tinha condições, nós mesmo através de convênio realizamos a melhoria. Além de darmos uma resposta imediata  para a comunidade, ainda conseguimos a área da capatazia do Daer, que logo será usada pelo município, em benefício da comunidade”, completou.

O secretário Sergio ainda acompanhou e fiscalizou o projeto de asfaltamento das ruas do centro, bem como da continuidade da construção da cobertura da quadra da praça.

Gabinete/ Secretaria de Planejamento

O setor de Coordenação de Gabinete trabalhou conjuntamente com a Secretaria de Planejamento encaminhando projetos na busca por recursos no Estado e em Brasília, junto aos ministérios e deputados federais, bem como realizando encaminhamentos do prefeito nas diversas ações realizadas pelo chefe do Executivo. A secretaria trabalhou para dar continuidade a projetos parados, como da cobertura da quadra da Praça e outros projetos de interesse da comunidade, como a repatriação de área que estava sob domínio do Daer. Ainda o gabinete foi o setor que deu andamento as ações do prefeito, sejam com a realização de memorandos ou até no atendimento a demandas da comunidade.

A coordenação de gabinete também encaminhou a abertura de novas empresas e deu suporte as já existentes, realizando os cadastros e formalizações obrigatórias, para as mais de 200 empresas do MEI – Micro Empreendedor Individual, (209) além de dar vida para mais de 20 empresas nos dois primeiros meses. Para esse segmento foi criada a Sala do Empreendedor. O setor ainda encaminhou o Passe Livre Municipal para mais de 100 alunos que tem amparo municipal com a cobertura de 50% dos valores das passagens de ônibus, e busca por outra parte através do Programa Passe Livre Estadual, contribuindo assim para que novos profissionais busquem capacitação para investir em seu futuro.

Secretaria de Educação

O ano de 2017 iniciou suas atividades com formação dos professores e funcionários, onde o nosso principal foco foi valorizá-los e motivá-los. Essa é a proposta educacional, liderada pela secretária Sirlei Andreghetto de Souza.

A demanda de alunos em nossas escolas de Ensino Fundamental aumentou consideravelmente, e a procura de vagas nas Escolas de Educação Infantil superou nossas expectativas. Isso é resultado da qualificação dos nossos professores que buscam incansavelmente melhores condições de ensino para nossos alunos.

Já o projeto Cooper Valores iniciou suas atividades no dia 6 de março, com um expressivo número de alunos, os quais participarão durante o ano de várias oficinas com colaboração da Assistência Social que irá disponibilizar os profissionais.

O Projeto Social de Formação Esportiva: Escolinha de Futebol,  retomou suas atividades no mês de fevereiro atendendo mais de 100 crianças de 4 á 15 anos de idade nas modalidades Futebol de campo e Futsal.

O Transporte Escolar está funcionando normalmente, com motoristas dedicados e responsáveis que buscam atender sempre da melhor forma ás necessidades dos alunos.

Ainda neste primeiro momento, foram feitos investimentos em 365 livros para alunos do Ensino Fundamental e também a aquisição de Jogos Pedagógicos para a Educação Infantil.

Secretaria de Saúde

Através da secretária, enfermeira Tarciana Moraski, está sendo organizado todos os setores para a comunidade possa ser atendida, considerando sempre as prioridades da comunidade. Tarciana realizou cursos de formação e está profissionalizando cada setor, para que cada equipe possa desempenhar as funções na sua plenitude.

A secretária também atuou em frentes, junto com a 17 Coordenadoria de Saúde, direção do Hospital e administração municipal, em demandas para atender projetos que visam contemplar o Hospital de Ajuricaba, que precisa ser mantido de portas abertas.

Secretaria de Agricultura

Através do secretário adjunto Eduardo Butzen estão sendo encaminhadas as demandas necessárias. Recentemente foi viabilizado o projeto para a destinação de um veículo furgão, para viabilizar o transporte de produtos oriundos de agroindústrias do município. A secretaria também reivindicou projetos em nível de Estado e país, para que o setor seja contemplado e produtores do município possam receber recursos.

A secretaria está dando andamento aos projetos solicitados para liberação de atividades no meio rural, bem como licenciamentos para melhorar a atividade do setor de agricultura.

Também o setor organizou os trabalhos de confecção de silagem e demais atividades ligadas ao setor.

Administração e Fazenda

Os dois setores realizaram atividades internas, importantes para que as demais secretarias de governo pudessem andar e assim os resultados aparecerem para a comunidade.

Palavra do prefeito

“Quero dizer para a comunidade de Ajuricaba que esses dois primeiros meses são de satisfação na relação, seja com os funcionários, que estão respondendo aos serviços atribuídos, assim como a comunidade. Muitas pessoas estão se doando para contribuir com as atividades da administração municipal. A exemplo disso são produtores ajudando com suas máquinas no encascalhamento e melhoramento das estradas. São dois meses que já oferecemos bastante para a comunidade, mas sabemos que temos muito ainda por fazer. Em relação as estradas do interior, estamos fazendo o máximo que podemos, mas sei que não será possível atender a todo o interior antes da safra. Algumas estradas ficarão, pois dentro da nossa estrutura, ou seja: maquinas e operadores, é humanamente impossível atingir a todo o interior nesses primeiros dias, até porque precisamos recuperar máquinas e outras estão apresentando problemas com o passar do tempo. Mas quero assegurar que estamos nos esforçando ao máximo para atender as demandas cabíveis e possíveis dentro da administração pública, sendo que muitas ficarão para um segundo momento”.




Enviar por e-mail Imprimir