17/07/2015 9h16

15 DE JULHO DIA DO HOMEM

Assim como as mulheres, os homens também ganharam uma data no Brasil, onde um dos objetivos é chamar a atenção para sua saúde, 15 de julho, Dia do Homem. A administração municipal através da secretaria de saúde também quer chamar a atenção dos homens do município para esse cuidado essencial.

Esse dia surgiu por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores Brasileiros em 1992 com os objetivos de melhorar a saúde dos homens, melhorar a relação entre gêneros masculino e feminino, destacar papéis positivos dos homens, celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, nas famílias, no casamento e a criação dos filhos. Além disso, há ainda a discussão sobre o paradigma do homem contemporâneo, que já não segue o mesmo padrão comportamental do século passado.

Como o papel de provedor é bastante forte na cultura atual, o sexo masculino ainda é considerado como o sexo forte e acredita ser mais resistente às doenças, o que dificulta a incorporação de medidas preventivas e a mudança de estilo de vida.

Mas a verdade é que os homens se expõem a mais riscos no trânsito e situações de violência, fumam e bebem mais, têm mais riscos cardiovasculares, exageram na ingestão de gordura, se estressam, se deprimem e se reprimem.

A enfermeira da secretaria municipal de saúde Tatiana Sauer, responsável pelo programa da saúde do homem em Ajuricaba, ressalta que “é preciso fazer sobrar tempo para ir ao médico entre um compromisso e outro. A prevenção pode ser feita com check-up periódico para controle dos fatores de riscos para certas doenças, como sobrepeso, obesidade, diabetes, colesterol, hipertensão arterial, entre outros”.

“Quando se fala em prevenção, não basta só ir ao médico se não houver mudança de hábitos. Evitar o cigarro e o álcool em excesso, alimentar-se de forma saudável, reservar um tempo para o lazer, para o convívio com a família e para desenvolver a espiritualidade também fazem parte de uma atitude preventiva. Dessa forma, o dia 15 de julho é e foi um dia para esse tipo de reflexão” reforça a enfermeira Tatiana.

A administração municipal juntamente com a secretaria de saúde parabeniza todos os homens pelo seu dia e relembra que todos os dias é tempo de pensar, mudar e de se cuidar.